domingo, 23 de outubro de 2016

Qual o melhor momento para desmamar os gatinhos?


Os filhotes mais fofos estão prontinhos para o desmame... quando mesmo???
Huum... Vamos investigar. 


Sempre criei gatas, não por escolha, mas por acidentes de percursos (exceto Apolo, único macho).
Um episódio interessante foi quando mudei de cidade, e pedi em um pet shop que me avisassem  quando aparecesse um gatinho para doação. Logo apareceu, e coloquei o nome de Rodin... passado algum tempo percebi que Rodin era fêmea e não consegui mais chamá-la por outro nome. Antes dela tive a Mary, a Bugiga, enfim... voltando ao assunto, acabei adquirindo uma certa experiência com todo o processo de gravidez das mamães gatas.
Essa última (da foto), simplesmente entrou em minha casa já prenha. Procurei o dono pelas redondezas e nada. 
Assim, acolhi-a e acompanhei todo o processo até me certificar que tudo correria bem com ela e com os filhotes que disponibilizei para adoção.
Apesar da experiência, faço questão de me certificar com especialistas sobre o assunto para não correr o risco de traumatizar esses anjinhos e fazer a transição para seus futuros donos de forma bem saudável.  Vamos lá?
  1. Inicialmente os gatinhos deverão mamar unicamente com leite materno no primeiro mês até que eles aprendam a andar e comecem a se movimentar pelo espaço. Você perceberá que isso está acontecendo quando a gata começa a passear mais e deixá-los sozinhos por mais tempo.
Durante esse período, evite muita movimentação perto do local onde estão os gatinhos pois a gata sentirá que seus filhotes estão ameaçados e certamente os deslocará para um lugar mais escondido.

IMPORTANTE: Não dê leite de vaca pois o estômago do gato não consegue digerir.

2. A partir da quinta ou sexta semana já poderá comprar uma ração de boa qualidade para filhotes e colocar em tigelinhas rasas próximo a eles para que os "bebezitos" comecem a explorar as possibilidades. E as tigelinhas de água limpa, é claro.

3. Tenha contato com os filhotes sempre que a mãe estiver por perto, fazendo carinho nela e neles ao mesmo tempo, para que tanto ela quanto eles tenha confiança em ti. Se pretendes doar ou vender os gatinhos eles precisam estar acostumados com o contato humano. 

4. Quando os gatinhos estiverem comendo naturalmente a ração, é hora de colocar a caixinha de areia para que eles possam fazer suas necessidades. Aprendem a usar muito facilmente, parece ser instintivo, pois assim que terminam já arrasta com as patinhas a areia para cobrir.
Lembre-se, a caixa sanitária que deve ser colocada distante do seu comedouro.


5. Uma prática que deve ser totalmente descartada é oferecer comida de seu prato para os gatinhos pois ele se habituará a pedir ou roubar. 

6. Com relação a vacinas, não se deve vacinar de imediato pois o recém nascido traz os anticorpos herdados da mãe. A primeira vacina (polivalente) se inicia com dois meses. Deve ser levado ao veterinário para a aplicação.

Em síntese, não há segredos.  A natureza é perfeita, damos só uma mãozinha...




Fontes: 
http://www.aspca.org/pet-care/cat-care
http://www.cachorrogato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário